Para muitos, música e matemática são campos relacionados. O filósofo Pitágoras, 570 a.C. e seus discípulos enxergavam o cosmo como regido por razões simples entre os números inteiros que explicariam os seus fundamentos. Uma das grandes descobertas atribuídas a Pitágoras foi que as notas musicais eram obtidas fazendo cordas vibrarem em diferentes comprimentos e que soavam mais em harmonia quando estavam relacionadas por razões entre os números inteiros.
Pitágoras então extrapolou suas descobertas de razões entre os números inteiros na música para a natureza e para objetos em movimento, como os planetas, e formulou que havia entre suas órbitas razões numéricas assim como as relações entre os intervalos musicais, de modo que o giro dos planetas na esfera celeste deveria originar música, a das esferas.
A ideia da “Música das Esferas” permeou vários séculos a cabeça de cientistas e músicos, inclusive com Kepler que deu rumo à astronomia moderna com seu estudo da Harmonia das Esferas. Ainda hoje, uma ideia que fascina músicos e cientistas é a de que o cosmo e a música possam ser interligados e explicados pela matemática e física, e que possam haver equivalências entre matemática e música.
🎼 Você merece estudar no Estúdio Musical!
Venha conhecer e faça uma aula experimental gratuita e sem compromisso!
Rua Conselheiro Brotero, 996 - Higienópolis.
Fale conosco:
📞 (11) 3667-1600
📱WhatsApp: (11) 99442 1644
Nenhum comentário:
Postar um comentário