Estúdio Musical

Venha descobrir o encanto através da Música...































segunda-feira, 12 de agosto de 2019

História, Dicas e Curiosidades do Violoncelo



O violoncelo é um instrumento musical de quatro cordas, geralmente tocado com auxílio de um arco. Pertence a mesma família dos violinos.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Deve ser tocado apoiado ao chão por meio de um apoio devido ao seu tamanho. Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com as pernas afastadas, com o instrumento entre os joelhos e o braço do violoncelo repousando sobre o ombro. As quatro cordas são afinadas em Dó, Sol, Ré e Lá, assim como na viola mas com uma oitava mais grave.
Sua sonoridade é considerada bastante expressiva. Seu uso está mais presente na música erudita, embora sua presença seja cada vez mais comum na música popular, tanto dentro de quartetos, quintetos ou orquestras de cordas como acompanhamento, quanto em presença solo. Beatles, Belle & Sebastian e Titãs são alguns dos diversos grupos de rock que utilizaram e utilizam o instrumento.
Curiosidades:
O violoncelo mais caro do mundo é um Stradivarius, o ‘Bonjour’, vendido na Christie’s em 1999 por 710 mil euros. Atualmente ainda existem 60 violoncelos Stradivarius.
Em Outubro de 2008 foi leiloado na internet um Stradivarius, conhecido no mundo musical como ‘Fleming’. O nome do instrumento deve-se a que o seu último proprietário foi a falecida violoncelista britânica Amaryllis Fleming (falecida em 1999), meia irmã do criador de James Bond, Ian Fleming, e filha do pintor britânico Augustus John.


http://amadeus.comunidades.net/historia-dicas-e-curiosidades-do-violoncelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário