Estúdio Musical

Venha descobrir o encanto através da Música...































segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Você sabe porque a flauta doce tem esse nome?








Você sabia que a flauta doce é um instrumento que combina muito bem com o processo de musicalização infantil? 
Por ser um instrumento de sopro e de emissão simples, funciona como a extensão da própria voz. Até um bebê, se bem estimulado, pode tirar som da flauta doce. Já nas primeiras lições, a criança obtém um resultado imediato, conseguindo tocar pequenas músicas com duas ou três notas.
Tocando e cantando as canções do repertório, o aluno vai ajustando a afinação, trabalhando a respiração, vivenciando o fraseado musical e desenvolvendo a percepção auditiva.
Na flauta doce, a emissão do som se faz com o movimento da língua e a respiração é de fundamental importância, pois dela depende o fraseado, elemento determinante para a realização musical.
Algumas crianças estudam flauta doce por indicação médica, por causa de problemas respiratórios. Além disso, é um instrumento que possibilita o trabalho em grupo e favorece a prática de música em conjunto.








Mas será que a flauta é doce mesmo? Seu nome é usado entre nós por causa do seu som suave, delicado, aveludado.
Na França, o instrumento tem o nome flûte a bec (flauta de bico) e na Alemanha, blockflote (flauta de bloco).
O instrumento teve sua origem na Europa na Idade Média e um grande desenvolvimento na Renascença, quando era tocada em conjunto com outros instrumentos de sopro e de cordas.
No período barroco, tornou-se também instrumento solista e teve aí o seu apogeu. O construtor mais famoso de flautas-doce na época do barroco chamava-se Joseph Rottenburg e muitas de suas flautas encontram-se hoje em importantes museus e serviram de inspiração para as flautas atuais.
Eram feitas de madeira escolhida, para produzir som de qualidade. Atualmente, as flautas são também feitas de plástico, material mais fácil de ser conservado e de menor custo.
A flauta doce mais conhecida é a flauta soprano, que tem uma sonoridade aguda. Na verdade, pertence a uma família que conta ainda com as flautas contralto, tenor e baixo, maiores e de som mais grave. É o quarteto de flautas-doce, com formação semelhante à família das cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

https://www.nucleovillalobos.com.br/blog/voce-sabe-porque-a-flauta-doce-tem-esse-nome-conheca-a-historia-deste-instrumento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário